Case study SAP SuccessFactors
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SAP SuccessFactors

Case study Novo Banco

A Softinsa foi o parceiro escolhido pelo Novo Banco para a recente implementação da solução SAP SuccessFactors na gestão dos seus RH. Catarina Horta, Diretora de Capital Humano do Novo Banco, fala-nos do processo de implementação e da opção por esta subsidiária da IBM.

Que desafios se colocaram ao Novo Banco quando decidiu implementar a solução da Softinsa?

A implementação da solução SAP SuccessFactors no Novo Banco é um elemento importante na transformação cultural que a instituição esta a desenvolver, porque sustenta do ponto de vista tecnológico o ciclo de talento, que pretendemos mais participativo e mais responsabilizante.

É importante que cada colaborador seja o dono do seu desenvolvimento, que domine as ferramentas para que este aconteça e para isso uma solução de gestão de desempenho e de avaliação 360º simples, mobile e ajustada a missão e aos valores do banco e fundamental.

Para que a experiência do colaborador seja boa, e essencial ter um parceiro que nos ajude a fazer uma implementação customizada das soluções, para as ajustar as necessidades e fluxos específicos do Novo Banco.

Temos ainda uma preocupação grande por sermos uma organização centenária, com grande histórico e dimensão, que e garantir a migração correta de dados, para evitar perdas ou erros.

Mas existem outros aspetos críticos, técnicos, começando pela integração com os sistemas, já que o banco possui infraestruturas tecnológicas complexas, assim como garantir que a nova solução seja integrada sem interromper as atividades diárias, garantindo sempre a segurança e conformidade regulatória, uma vez que o banco opera sob rigorosos requisitos legais e escrutínios muito apertados dos reguladores nacionais e internacionais.

Por que escolheram a parceria com a Softinsa?

A escolha da Softinsa como parceiro implementador do projeto foi a opção óbvia pelo conhecimento que já tem dos nossos processos e especificidades, sendo já o nosso fornecedor na manutenção do atual sistema de RH, o SAP SuccessFactors HCM, assim como dos módulos de HCM implementados desde 2019: o “Portal do Colaborador”, a “Avaliação de Desempenho” e o “Recrutamento”.

Quais são os principais objetivos com a implementação do SAP SuccessFactors?

Com a implementação do SAP SuccessFactors HCM, o Novo Banco pretende suportar o ciclo de talento com ferramentas ágeis e conectadas. Este princípio só e possível com a integração das diferentes atividades, desde o recrutamento ao onboarding, do controlo de tempos de trabalho ao payroll, da avaliação de desempenho e desenvolvimento a concretização de saídas e reformas, tudo numa única plataforma. Acreditamos que deste modo conseguiremos aumentar a eficiência e automação de processos, libertando as equipas de RH da carga que hoje tem em algumas tarefas administrativas e garantindo o enfoque em atividades verdadeiramente estratégias e core de RH.

Esta solução, conjugada com outros projetos em curso, irão permitir a melhoria da gestão de talento e promover uma melhor experiência para os colaboradores.

Quais foram as principais dificuldades na implementação? Como reagiram os colaboradores?

Sempre que avançámos para a adoção de uma ferramenta genérica, neste caso o SAP SuccessFactors HCM, há sempre a inevitável tendência de a customizar e ajustar a forma especifica como o banco trabalhava, por forma a minimizar os impactos da mudança, por vezes viciados pelas práticas em vigor há anos. Esta customização e o afastamento do modelo standard da solução resulta mais adiante no tempo em problemas de upgrade e evolução de versões do software, o que já no passado nos impossibilitou de evoluir e aproveitar novas funcionalidades ou, em alternativa, a ver aumentados os custos de desenvolvimento para incorporação das novas releases. Com esta experiência adquirida, as equipas do projeto estão agora focadas em aproveitar ao máximo a potencialidade da plataforma, procurando usar este momento para simplificar e otimizar os processos de forma a sermos mais eficientes.

Como preparou o banco a transição em termos de comunicação, formação e ajustes de processos?

Se considerarmos os módulos já atualmente disponíveis do SAP SuccessFactors HCM, o Novo Banco preparou a transição com uma abordagem estratégica em duas áreas principais. Primeiramente, implementamos uma comunicação clara e transparente, divulgando aos as mudanças efetuadas e os benefícios que dai resultavam. Em seguida, divulgamos materiais de apoio (how to do…) de fácil consulta e interpretação, para que todos estivessem preparados para as alterações e ajustes dos processos internos.

Que benefícios advieram desta implementação?

A disponibilização de ferramentas mais funcionais e atrativas para os colaboradores resultou em ganhos para os processos de RH. Se olharmos para o“Portal do Colaborador” do SAP SuccessFactors HCM, a sua existência levou a iniciativa de fiabilização de informação pessoal de colaboradores, como sejam a sua morada, habilitações literárias, conhecimentos de informática ou línguas estrangeiras, que são frequentemente utilizados para processo de prospeção para recrutamentos e rotatividade interna, assim como o modelo e avaliação de desempenho facilitou e acelerou o processo desde 2019, com a definição e padronização de objetivos anuais, corporativos e departamentais para mais de 4.000 colaboradores, acrescido de processos específicos para colaboradores de elevado potencial. Também a utilização do modulo“Recrutamento” deu suporte ao redesenho do processo, permitindo gerir e acompanhar mais de 400 anúncios (internos e externos) com mais de 16.000 candidaturas consideradas.

In RH Magazine, edição nº 154, setembro / outubro 2024

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