Projeto que melhora a qualidade de imagens e fotografias vence Prémio Científico IBM
A entrega do Prémio, uma iniciativa liderada pela Softinsa, uma empresa do grupo IBM, realiza-se no dia 17 de dezembro, pelas 11h00, no IST, e contará com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor
Lisboa, 16 de dezembro de 2019 – Na próxima terça-feira, dia 17 de dezembro, o Instituto Superior Técnico (IST) recebe a cerimónia de entrega do Prémio Científico IBM, pelas 11h00, que distinguiu nesta 29º edição o trabalho de um doutorado em Engenharia Eletrotécnica e Computadores desta instituição. O evento contará com a participação do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, do Presidente do IST, e do Presidente da IBM Portugal, entre outras personalidades.
O trabalho de investigação da autoria de Afonso Teodoro tem como objetivo melhorar a informação que conseguimos extrair de imagens ou fotografias. Fundamentalmente, tenta estimar, a partir de uma imagem que está desfocada, com ruído, ou de baixa resolução, como seria uma versão limpa e mais rica da mesma. Atualmente, com a quantidade de aplicações que têm por base imagens, desde deteção automática de objetos ou pessoas, videovigilância, diagnóstico automático de exames médicos, entre outras, é crucial garantir que estas têm a melhor qualidade possível, caso contrário podem comprometer tudo o que é feito posteriormente.
Afonso adianta, “Sinto-me lisonjeado por receber este prémio tão conceituado e por pertencer a uma lista exclusiva de pessoas de valor, que tive a sorte de conhecer e de trabalhar com algumas delas, por quem tenho uma grande estima. Para mim, este prémio é também uma prova que o empenho acaba por ser recompensado, por vezes mesmo quando não se espera, assinalando o fim de uma etapa de sucesso que sempre sonhei e da qual guardo boas recordações.”
O júri decidiu ainda atribuir uma menção honrosa a Manuel Carneiro, investigador no Instituto de Sistemas e Robótica da Universidade de Coimbra, que apresentou um trabalho com aplicabilidade do domínio da saúde, baseado num sistema inovador de Eletroencefalografia (EEG).
O Prémio Científico IBM, único na comunidade científica do nosso País, distingue anualmente os melhores trabalhos de elevado mérito científico no campo da computação e das novas tecnologias, estimulando jovens investigadores a divulgarem as suas pesquisas. O júri é constituído por um grupo de cientistas e académicos, de diferentes domínios e com grande prestígio internacional, que distingue o trabalho mais original e com maior potencial para impactar a investigação científica aplicada ao mundo real e contribuir para projetar o futuro da ciência e da inovação em Portugal.
Créditos Fotografia: Débora Henriques/Técnico.