Serviços
voltar

Smarter Cities – IoT

Soluções para o crescimento inteligente e sustentável das cidades

Uma cidade inteligente é aquela que usa a tecnologia para transformar os seus sistemas básicos e otimiza o retorno dos recursos cada vez mais limitados. Se a utilizarmos de forma inteligente, estamos também a impulsionar a inovação, fator crítico para a competitividade e para o crescimento económico.

Como fazemos

Ajudar as cidades a darem um novo sentido às suas operações

A experiência da Softinsa na utilização e desenvolvimento em mobilidade, cloud, social business e big data é crucial para ajudar as cidades a darem um novo sentido às suas operações e melhorar este sistema em rede. Disponibilizamos soluções que ajudam a projetar cidades mais inteligentes, integrando a experiência dos nossos especialistas com o software, hardware e serviços.

Tecnologia de Big Data e análise de grandes volumes de dados

Esta é a nova matéria-prima do desenvolvimento de negócio e essencial para o progresso de qualquer cidade inteligente. A integração de grandes volumes de dados, a possibilidade de analisar e prever em tempo real, ajuda substancialmente as cidades a melhorarem os seus processos de tomada de decisão e a sua capacidade de resposta às necessidades dos cidadãos.

Computação em cloud, como o novo modo de acesso à tecnologia

A cloud é um motor de inovação que vem alterar a forma como as cidades usam a tecnologia para criar oferta de serviços ou desenvolver iniciativas tecnológicas.

Novo modelo de relacionamento, que transforma o mundo em que vivemos através das redes sociais

As tecnologias sociais proporcionam aos cidadãos, às empresas e aos governos informação vital sobre a vida na cidade.

Benefícios

Uma oferta integrada

Os nossos serviços

01

Gestão da Cidade

Através de uma perspetiva abrangente e de um ambiente colaborativo suportado no Intelligent Operations Center , os

vários departamentos e serviços da cidade podem partilhar e obter mais informação de valor através de várias fontes distintas, prevendo e antecipando qualquer situação de emergência. Assim sendo, este sistema permite coordenar os recursos de forma mais rápida e eficiente para uma tomada de decisão em tempo real.

A solução permite:

  • Importar dados a partir de múltiplas fontes, tais como sensores, chamadas e outras fontes, permitindo a sua correlação.
  • Monitorizar e gerir recursos, eventos e incidentes em tempo real
  • Construir painéis de visualização e gráficos para registar os resultados baseados em KPIs dinâmicos (Dashboards)
  • Fornecer informação atualizada aos vários stakeholders e gerir as tarefas entre os diversos intervenientes de cada processo
02

Mobilidade

Semáforos Inteligentes

Permite regular o trânsito conforme o fluxo de veículos através de um dispositivo de deteção por aproximação. Os dados são enviados para o sistema central, que define, em tempo real, os intervalos que o semáforo deve operar, para gerar uma melhor circulação, tanto de veículos, como de peões.

Carregamento de carros elétricos

Rede de carregamento pública, através de sinergias com a iluminação pública, que disponibiliza várias formas de carregar o veículo (normal, semi-rápido e rápido).

Sistema de Contagem de Tráfego

Sistemas de contagem de tráfego inteligentes, através de sensores ou câmaras de AI, que fazem a contagem de tráfego com maior eficiência e fiabilidade. Além da contagem, estes sistemas permitem analisar outras variáveis como o tipo de veículo, velocidade, entradas e saídas de interseções e número de peões.

Sistema de Transporte on Demand

Solução DRT (Demand Responsive Transport) que garante a mobilização desses meios, a monitorização do serviço prestado e a transparência do mesmo para os utilizadores.

03

Energia

Tecnologia LED e Luminárias Inteligentes

A substituição das luminárias convencionais pelas luminárias com tecnologia LED, possibilitam um menor consumo energético, maior durabilidade e um maior período de vida útil. Além destes fatores, a capacidade de integração em redes permite uma iluminação inteligente, que regula os níveis de acordo com a hora do dia, condições de visibilidade e tráfego ou pessoas, sendo detetados através de luzes de presença.

Edificios e Infraestruturas Físicas

Sistema que permite gerir o consumo de energia, ligando todo o tipo de sistemas, dispositivos e sensores de monitorização à internet, relacioná-los e controlá-los remotamente de forma a dar resposta à automatização nas mais variadas áreas de intervenção nomeadamente no controlo da energia em edifícios e industrias, sistemas de alarmística, entre outros.

04

Água

Sistemas de Regas Inteligentes

Sistema de controlo e alarmístico de dispositivos de rega, disponível na Cloud e através de dispositivos móveis. A solução permite ligar dispositivos agrícolas à internet, relacioná-los e controlá-los remotamente. Possibilita ainda combinar informação derivada dos sensores locais, com informação de previsão meteorológica para garantir os melhores índices de poupança no momento da rega programada.

Contadores Inteligentes

Permitem medir o consumo de água remotamente, através de leituras periódicas de forma automática que serão refletidas na faturação ao utente.

05

Ambiente

Recolha de resíduos

Permite a gestão de responsabilidades de limpeza e lavagem urbana, incluindo a componente de jardins públicos. Esta gestão engloba igualmente os colaboradores, os equipamentos, o controlo dos serviços e mesmo das rotas realizadas e recolhas especificas que são realizadas.

Qualidade do Ar

Sensores que analisam, através de tecnologia IoT, a qualidade do ar (temperatura, humidade, níveis de monóxido de carbono, presença de partículas, entre outros) nas cidades, em diferentes tempos e espaços, e disponibilizam essa informação aos munícipes, assim como às entidades responsáveis por manter o bem estar citadino e ambiental.

Níveis de Ruído

Sensores e equipamentos de monitorização de controlo sonoro.

06

Segurança Pública

Sinalização do Perigo

Permite a gestão de ocorrências e o seu tratamento por parte dos seus funcionários e munícipes, através dos seus terminais móveis inteligentes ou via canal web.

Videovigilância Inteligente

Plataforma de gestão central, que permite gerir, monitorizar e gravar imagens de diversas câmaras, fazendo uma análise inteligente dos vídeos recolhidos. Esta plataforma possibilita extrair vídeo e dados dos fluxos de vídeo e interligar a informação com outros sistemas ou aplicações, abrindo assim um vasto leque de novas oportunidades sejam elas na vertente da segurança integrada e na gestão de bens públicos, como é o caso das florestas e prevenção de fogos.