Política de Privacidade
Declaração de Privacidade da Softinsa
Última atualização: 13 de abril de 2023
Introdução
Na Softinsa, empresa do Grupo IBM, valorizamos a sua privacidade e estamos empenhados em proteger e tratar os seus dados pessoais de forma responsável e de acordo com o exigido pelo Regulamento Geral de Proteção de Dados.
Esta declaração de privacidade descreve como recolhemos, utilizamos e partilhamos os seus dados pessoais. Ao utilizar o nosso Website e ao recorrer aos nossos Serviços, considera-se que leu, compreendeu e aceitou esta declaração de privacidade. Aconselhamos a que a leia com atenção e que a consulte regularmente.
Responsável pelo Tratamento
A Responsável pelo Tratamento dos seus dados pessoais, no âmbito desta Declaração de Privacidade, é a SOFTINSA – ENGENHARIA DE SOFTWARE AVANÇADO, LDA., empresa com sede na Rua do Mar da China, nº 3, Parque das Nações, 1990-138, Lisboa, registada na Conservatória do Registo Comercial de Lisboa, sob o número único de matrícula e de pessoa coletiva n.º 508207908.
Se tiver alguma dúvida relacionada com esta Declaração de Privacidade, entre em contacto com o departamento de Proteção de Dados da Softinsa através do endereço de e-mail protecaodedados@pt.softinsa.com.
Dados Pessoais que a Softinsa recolhe e trata
Esta secção descreve as várias categorias de dados pessoais que recolhemos e como os utilizamos.
Website da Softinsa
O nosso Website apresenta-lhe a Softinsa e alguns dos nossos serviços. Os dados que recolhemos no Website são os necessários para oferecer as funcionalidades básicas enquanto o utilizador navega no site da Softinsa.
Estes recursos incluem as preferências de cookies, o balanceamento de carga, a gestão da sessão, a seleção do idioma e os processos de finalização. Temos a utilização da cloudflare por causa da CDN, que guarda apenas os cookies essenciais para o bom funcionamento da plataforma, permitindo uma otimização da performance na apresentação dos elementos média, sem guardar quaisquer dados pessoais dos utilizadores.
Para obter mais informações sobre as tecnologias que utilizamos para recolher dados do Website e definir as suas preferências, consulte a secção “Cookies e tecnologias semelhantes” mais abaixo.
A Softinsa também recolhe os dados que o seu navegador ou dispositivo envia automaticamente, tais como:
- o tipo de navegador e endereço IP,
- o sistema operativo, tipo de dispositivo e informações de versão,
- configurações de idioma,
- registos de bloqueios.
Utilizamos estes dados para fornecer acesso ao nosso Website, para melhorar a sua visualização nos seus dispositivos e navegadores, e adaptar às configurações e idioma. Também utilizamos estes dados para cumprir os requisitos de segurança do sistema e da rede e para fornecer suporte. Para obter mais informações, consulte “Serviços de Suporte” e “Proteger o Cliente e a Softinsa”.
A Softinsa não tem qualquer responsabilidade pelo conteúdo fornecido ou pelas práticas de privacidade de websites ou aplicações de terceiros.
Marketing
Utilizamos as informações que recolhemos para comunicar consigo sobre produtos, serviços e ofertas relevantes. Também utilizamos essas informações para personalizar a sua experiência com o nosso conteúdo e anúncios, e para desenvolver o nosso marketing interno e business intelligence. Para definir ou atualizar as preferências de comunicação de marketing, contacte protecaodedados@pt.softinsa.com. Também pode enviar um pedido para cancelamento destas comunicações, selecionando Cancelar subscrição na parte inferior de cada e-mail de marketing.
Utilizamos os dados de contacto que recolhemos diretamente de si, da sua organização ou de terceiros fornecedores de dados, para comunicar consigo relativamente aos nossos produtos, serviços e ofertas. Quando obtemos dados sobre si indiretamente, através de terceiros, implementamos verificações e controlos para confirmar que esses dados foram adquiridos legalmente por esses terceiros e que estes têm o direito de nos fornecer esses dados para efeitos de marketing.
Podemos recolher dados sobre as interações com as nossas comunicações de marketing (tais como se os emails são abertos ou se são selecionados links) e com outro conteúdo Softinsa, incluindo, eventualmente, conteúdo em sites de terceiros.
Utilizamos estes dados para desenvolver o nosso marketing interno e business intelligence. Por exemplo, podemos:
- Combinar os dados recolhidos para compreender melhor os seus interesses e potenciais necessidades de negócio, tais como eventos Softinsa nos quais tenha participado, conteúdo que tenha revisto, ou visitas ao nosso Website.
- Tirar partido dos dados recolhidos para personalizar o conteúdo e os anúncios em várias interações e dispositivos.
Relações Contratuais
Uma relação contratual constitui-se com o seu pedido para o fornecimento de um produto ou para a prestação de um serviço pela Softinsa. Embora forneçamos os nossos produtos e serviços principalmente a empresas, as pessoas singulares também podem celebrar acordos diretamente com a Softinsa. Podemos recolher quaisquer dados que sejam razoavelmente necessários para preparar, celebrar e executar tais contratos.
Os dados recolhidos no âmbito de uma relação contratual podem incluir as informações de contacto de negócio e os detalhes da encomenda. Também podem ser recolhidos dados necessários para o envio e pagamento, para execução dos serviços, ou para conceder acesso ao produto ou serviço.
Estes dados podem ser recolhidos para diversos fins, dependendo da natureza dos produtos ou serviços. Por exemplo, para gestão contratual e de conformidade, para fornecer suporte, para a melhoria ou desenvolvimento dos nossos produtos e serviços, para o contactar para inquéritos de satisfação e para gerar perceções técnicas e de mercado.
Serviços de Suporte
Quando nos contacta para solicitar suporte, recolhemos os respetivos dados de contacto, descrição do problema e possíveis soluções. Recolhemos esses dados para conseguirmos prestar o suporte, para gestão administrativa, para fomentar a nossa relação consigo, para formação de pessoal e para fins de garantia de qualidade.
Os dados que recolhemos podem incluir quaisquer dados fornecidos durante conversas telefónicas ou fornecidos em sessões de suporte de Chat, caso estejam disponíveis. Podemos utilizar estes dados para o informar sobre produtos ou serviços relacionados com o seu pedido de suporte. Isto pode incluir atualizações ou correções de produtos, por exemplo. Podemos também combinar os dados recolhidos através de outras interações consigo ou com a sua organização, para fornecer sugestões mais valiosas relativamente ao suporte ao produto, tal como qualquer formação disponível sobre o problema.
Enquanto prestamos o serviço de suporte, podemos ter acesso acidental aos dados que nos tenha fornecido ou aos dados que existem nos seus sistemas. Estes dados podem conter dados sobre si, sobre os funcionários da organização, clientes ou outros terceiros. As condições relacionadas com o tratamento destes dados são estabelecidas pelos termos e condições que lhe sejam aplicáveis ou por outros acordos celebrados entre a sua organização e a Softinsa.
Proteger o Cliente e a Softinsa
Podemos recolher e utilizar dados para o proteger a si e à Softinsa de ameaças à segurança de TI e para proteger os dados contra acesso não autorizado, divulgação, alteração ou destruição. Isto inclui dados dos nossos sistemas de autorização de acesso de TI, tais como informações de início de sessão.
As soluções de segurança que utilizamos para proteger os seus dados, a nossa infraestrutura e as nossas redes, podem recolher dados tais como endereços IP e ficheiros de registo. Isto é necessário para a funcionalidade e utilidade dos programas de segurança, para permitir a investigação de quaisquer potenciais incidentes de segurança e para gerar perceções sobre ameaças à segurança.
Podemos utilizar ferramentas especializadas e outros meios técnicos para recolher dados em pontos de acesso e em sistemas e redes de TI para detetar acessos não autorizados, vírus e indicações de atividades maliciosas. Os dados que recolhemos podem ser utilizados para conduzir investigações quando houver suspeita de acesso não autorizado, malware ou atividades maliciosas, e para remover ou isolar código ou conteúdo malicioso.
Instalações da Softinsa
Quando visita uma das nossas instalações, recolhemos o seu nome ou informações de contacto de negócio e, em alguns casos, dados de um documento de identificação, quando legalmente admissível. Estes dados são recolhidos para gestão de acesso (por exemplo para emitir crachás de acesso) e para garantir a segurança das nossas instalações e dos nossos funcionários.
Podemos verificar a identidade dos visitantes dentro das nossas instalações e, no caso dos nossos colaboradores, exigir a exibição de um crachá com uma foto para a respetiva identificação.
A supervisão com câmaras e a gestão de acessos são levadas a cabo por motivos de segurança e proteção das nossas instalações, colaboradores e ativos.
Recrutamento e Antigos Colaboradores
Estamos continuamente à procura de novos talentos, e recolhemos, de várias fontes, dados sobre candidatos ou potenciais candidatos. Podemos procurar potenciais candidatos com a ajuda de intermediários de recrutamento, e utilizar dados disponíveis publicamente em plataformas de redes sociais, com o intuito de identificar potenciais candidatos para uma função específica.
Quando um colaborador sai da Softinsa, continuamos apenas a tratar os dados pessoais apenas na medida do necessário para cumprir com obrigações legais e contratuais.
Gestão das nossas Operações Comerciais
Recolhemos dados sobre as nossas operações comerciais para podermos tomar decisões informadas sobre a nossa organização e sobre o nosso negócio, e para conseguirmos elaborar relatórios de desempenho, de auditorias e de tendências de negócio. Como exemplo, utilizamos estes dados para analisar os custos e a qualidade das nossas operações. Sempre que possível, estas análises são feitas com recurso a dados agregados, mas podem também ser utilizados dados pessoais.
Recolhemos e tratamos dados dos nossos sistemas de negócio, que podem incluir dados pessoais, para:
- proteger ou fazer valer os nossos direitos, incluindo para detetar fraude ou outras atividades criminosas (por exemplo, através da utilização de dados em sistemas de pagamento);
- gerir e resolver litígios;
- responder a reclamações e defender a Softinsa em processos judiciais;
- cumprir obrigações legais.
Recolhemos dados através da utilização dos nossos processos de negócio, do nosso website, e dos produtos e serviços que oferecemos. Estes dados podem incluir dados pessoais e são utilizados para o desenvolvimento de produtos e processos. Por exemplo, podemos utilizar estes dados para aumentar a eficiência, diminuir custos ou melhorar serviços através do desenvolvimento de processos e ferramentas automatizadas, ou para desenvolver ou melhorar as tecnologias nas quais estes se baseiam.
Cookies e Tecnologias Semelhantes
Quando utiliza o nosso Website, recolhemos informações sobre sua ligação, usando tecnologias de seguimento online, como cookies. Um cookie é um dado que um Website pode enviar ao seu navegador, e que pode ser armazenado no seu computador e ser usado para o identificar.
Atualmente, só utilizamos cookies necessários ou funcionais, que são os necessários para operar o Website de modo eficiente.
Existem dois tipos de cookies, em função da duração:
Cookies de sessão, que podem ser usados para seguir a sua utilização de página para página, para que não sejam solicitadas informações que você já forneceu durante a sessão atual. Os cookies de sessão são apagados quando o navegador da web é fechado;
Cookies permanentes, que armazenam as suas preferências para visitas sucessivas ao nosso Website, como a sua escolha de idioma e localização (país). Os cookies permanentes apagam os seus dados em 12 meses.
Todos os navegadores permitem ao utilizador aceitar, recusar ou apagar cookies. Pode também configurar os cookies no menu “preferências” do seu navegador.
Note, no entanto, que recusar cookies no Website da Softinsa pode fazer com que o mesmo não funcione corretamente.
O nosso Website tem ligações para que possa aceder a redes sociais operadas por terceiros. Se aceder a essas ligações, os terceiros podem recolher as suas informações, como o seu endereço IP, tempo de acesso e URLs do Website de onde vem. Se estiver conectado a essas redes sociais, as mesmas podem associar as informações recolhidas às informações do seu perfil. A Softinsa não tem qualquer responsabilidade pelo tratamento de dados levado a cabo por esses terceiros, pelo que o incentivamos a consultar as respetivas políticas de privacidade.
Para obter informações sobre cookies e como remover essas tecnologias usando as configurações do navegador, consulte https://www.allaboutcookies.org/.
Crianças
Salvo indicação expressa em contrário, o nosso Website, e os nossos produtos e serviços não se destinam a utilização por menores de 16 anos de idade.
Partilha de Dados Pessoais
Podemos partilhar os dados pessoais do utilizador internamente, ou externamente, com fornecedores, consultores ou parceiros de negócio, para efeitos de interesses comerciais legítimos da Softinsa e apenas na medida em que haja necessidade de partilhar esses dados. Esta secção descreve como partilhamos os dados e como organizamos essa partilha.
Como Partilhamos Dados Pessoais
Para partilharmos dados pessoais, implementamos métodos de verificação e controlo que nos permitam confirmar que os dados podem ser partilhados.
Internamente, os dados pessoais são partilhados para efeitos do nosso interesse comercial legítimo, incluindo para gestão da nossa relação consigo e com terceiros, para efeitos de programas de compliance ou de segurança de sistemas e redes. Fazemos isto para melhorar a eficiência do nosso negócio, para redução de custos e no âmbito da colaboração entre empresas do Grupo IBM. O acesso a dados pessoais na Softinsa é restrito, sendo concedido quando necessário. A partilha destes dados está sujeita aos acordos internos apropriados e às políticas e padrões de segurança do Grupo IBM.
Externamente,
- os nossos negócios com fornecedores podem incluir a recolha, utilização, análise ou outros tipos de tratamento de dados pessoais em nosso nome;
- o nosso modelo de negócio prevê a existência de cooperação com parceiros de negócio independentes, para as áreas do marketing, vendas e fornecimento de produtos e serviços Softinsa. Quando necessário, partilhamos dados de contacto de negócio com parceiros de negócio selecionados.
- podemos partilhar dados pessoais com consultores profissionais, incluindo advogados, auditores e seguradoras, para que nos prestem os respetivos serviços.
- podemos partilhar informações sobre relações contratuais com outros terceiros, por exemplo, com parceiros de negócio, com instituições financeiras, com empresas de transporte, com prestadores de serviços de comunicações postais (correios) ou com autoridades governamentais.
Em determinadas circunstâncias, os dados pessoais podem ter de ser partilhados com agências governamentais por imposição legal ou judiciária. Podemos também partilhar dados pessoais para proteger os nossos direitos ou de terceiros como, por exemplo, para evitar fraudes.
Por outro lado, podemos ter de partilhar dados pessoais no âmbito de uma reestruturação societária, em caso de venda da sociedade, de fusão ou cisão, por exemplo.
Transferências Internacionais
Os seus dados podem ter de ser acedidos por, ou transferidos para entidades noutras partes do mundo. A Softinsa cumpre as normas legais aplicáveis à transferência de dados pessoais entre países, mantendo os seus dados pessoais protegidos onde quer que estejam.
Neste sentido, implementamos várias medidas, incluindo a celebração de cláusulas contratuais-tipo aprovadas pela Comissão Europeia com entidades que tratem dados em países que não tenham nível de proteção adequado.
Segurança e Retenção de Dados
Para proteger os seus dados pessoais de acessos, utilização e divulgação não autorizados, implementamos medidas técnicas e organizativas adequadas. Essas medidas incluem controlos de acesso e encriptação que permitam manter os dados pessoais privados. Exigimos também que os parceiros de negócio, fornecedores e terceiros implementem medidas de segurança adequadas para proteger os dados contra acesso, utilização e divulgação não autorizados.
Retemos os dados pessoais apenas pelo tempo necessário para cumprir as finalidades para os quais são tratados ou para cumprir com requisitos legais ou regulamentares de retenção. Os requisitos legais e regulamentares de retenção podem incluir a retenção de dados para efeitos fiscais, de auditoria e contabilidade; resolução de litígios; etc..
Dispomos de processos para os eliminar com segurança os dados pessoais quando já não são necessários.
Os Seus Direitos
Como titular dos dados pessoais, tem determinados direitos no que diz respeito ao tratamento desses dados. Pode utilizar o endereço protecaodedados@pt.softinsa.com para:
- pedir o acesso aos seus dados pessoais, ou atualizá-los;
- requerer o apagamento, limitação, oposição ao tratamento (por exemplo, pode pedir para deixar de receber comunicações de marketing, ou selecionar Cancelar Subscrição na parte inferior de cada e-mail);
- pedir a portabilidade dos dados;
- fazer perguntas sobre esta Declaração de Privacidade;
- enviar-nos uma reclamação se não estiver satisfeito com a forma tratamos os seus dados pessoais.
Os seus direitos podem estar sujeitos a limitações e exceções previstas do Regulamento Geral de Proteção de Dados. Por exemplo, podem existir situações em que não podemos divulgar determinadas informações, se tal divulgação implicar a divulgação de dados sobre outras pessoas.
Caso considere que o tratamento das suas informações pessoais pela Softinsa não está em conformidade com as leis de proteção de dados pessoais aplicáveis e com a presente Declaração, poderá reclamar junto das autoridades de proteção de dados competentes. O nome e os detalhes de contacto das autoridades de proteção de dados na União Europeia podem ser obtidos no endereço seguinte: http://ec.europa.eu/justice/data-protection/article-29/structure/data-protection-authorities/index_en.htm.Em Portugal, a autoridade competente é a Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD), que pode contactar através do formulário disponibilizado aqui.
Fundamento jurídico para o tratamento
O tratamento de dados pessoais só é lícito na medida em que se baseie num fundamento jurídico. A Softinsa só pode tratar os seus dados pessoais se esse tratamento for:
Necessário para a execução de um contrato
Baseamo-nos neste fundamento quando precisamos de tratar determinados dados pessoais, tais como os dados de contacto, detalhes de pagamento e detalhes de envio, para cumprir as nossas obrigações contratuais ou para gerir a nossa relação contratual consigo.
Exemplos:
- Se pretende comprar um produto ou serviço, precisamos dos seus dados de contacto de negócio para celebrarmos um contrato consigo;
- Na sequência de um contrato celebrado connosco, pode precisar de serviços de suporte, para os quais a Softinsa necessita de recolher os dados de contacto do Cliente.
- A Softinsa precisa de dados pessoais para considerar os candidatos a emprego ou para gerir os direitos a pensão dos colaboradores reformados.
Necessário para efeitos de interesse legítimo da Softinsa ou de terceiros
Os interesses legítimos dizem respeito à nossa capacidade de conduzir e organizar o negócio, o que inclui a comercialização das nossas ofertas, a proteção dos nossos interesses jurídicos, a proteção do ambiente de TI, ou o cumprimento de requisitos dos nossos clientes.
Exemplos:
- Recolhemos dados sobre a utilização do nosso Website para o melhorar;
- Quando temos uma relação contratual com a organização para a qual trabalha, temos um interesse legítimo em tratar os seus dados pessoais utilizados para gerir este contrato;
- Tratamos dados de contacto de negócio combinando-os com outras informações comerciais relevantes, para personalizarmos os contactos que fazemos consigo e promovermos produtos e serviços que lhe interessem;
- Tratamos os dados pessoais dos candidatos com base no nosso legítimo interesse em encontrar talentos;
- Temos de manter as nossas operações gerais de negócio funcionais. Para este fim, podemos, por exemplo, tratar os dados de início de sessão dos sistemas e redes de TI, ou imagens de CCTV nas nossas instalações, para fins de proteção e segurança.
Podemos também tratar dados pessoais quando tal for necessário para defender os nossos direitos em processos judiciais, administrativos ou arbitrais.
Baseado em Consentimento
O tratamento é baseado no seu consentimento, quando lho pedimos.
Exemplo:
- a utilização opcional de Cookies e Tecnologias Semelhantes ou envio por e-mail de comunicações de marketing não relacionadas com a nossa relação contratual.
Necessário para cumprimento de uma obrigação legal
Quando precisamos de tratar dados pessoais para podermos cumprir com uma obrigação legal.
Exemplo:
- o envio de dados à Autoridade Tributária.
Atualizações da Declaração de Privacidade
Se alterarmos significativamente esta Declaração de Privacidade, a data de entrada em vigor será alterada e publicaremos um aviso acerca dessa alteração durante 30 dias no nosso Website. Ao continuar a utilizar o nosso Website e os nossos serviços após a entrada em vigor de uma revisão, considera-se que leu e compreendeu as alterações.