Iberwind reforça aposta na gestão de ativos com nova solução de Mobilidade
As potencialidades do Maximo Asset Management aliadas ao know-how da Softinsa, um parceiro de referência na implementação de soluções de Gestão de Ativos, foram decisivos para a escolha da Iberwind.
Rui Maia, Chief Operating Officer (COO) da Iberwind
A Iberwind é responsável, desde 1998 até aos dias de hoje, pela instalação de 31 parques eólicos
A Iberwind, uma das maiores empresas do setor energético em Portugal, promove, desenvolve e opera projetos de energias renováveis, permitindo a produção de energia limpa e renovável. Com um know-how que lhe permite potenciar o aproveitamento do recurso eólico nacional, a Iberwind é responsável, desde 1998 até aos dias de hoje, pela instalação de 31 parques eólicos, totalizando mais de 300 aerogeradores, com uma potência instalada de cerca de 730 MW, representando aproximadamente 15% da energia eólica produzida anualmente em Portugal e cerca de 3% da energia elétrica consumida no país, o equivalente ao consumo energético de mais de 600 mil agregados familiares.
Procurava um sistema que possibilitasse uma Gestão de Manutenção end-to-end
Na sua missão de procura constante da otimização do controlo dos parques, a Iberwind fez em 2016 uma consulta de mercado para implementação de um sistema Enterprise Asset Management (EAM) que fosse flexível e que para além da Gestão de Ativos englobasse outros processos fundamentais para a organização. Esses processos incluíam a Gestão de Recursos Humanos, tais como Registo de Ponto e de Despesas, a Gestão Documental, a Gestão de Compras/Procurement, com suporte desde a Requisição, Cotações a Fornecedores, Encomendas até ao registo, validação e aprovação de Faturas, e que permitisse ainda a integração com o sistema ERP existente. De modo global a Iberwind procurava um sistema que possibilitasse uma Gestão de Manutenção end-to-end e em pleno sincronismo com os seus fornecedores de serviços que atuam em mais de 90% dos equipamentos.
O IBM Maximo Asset Management foi a solução eleita por reunir todos estes requisitos e por oferecer uma grande capacidade de adaptação à organização, permitindo facilmente desenhar soluções personalizadas sem ser necessário recorrer a novos desenvolvimentos.
Segundo Rui Maia, Chief Operating Officer (COO) da Iberwind, “as potencialidades do Maximo Asset Management aliadas ao know-how da Softinsa, um parceiro de referência na implementação de soluções de Gestão de Ativos, foram decisivos para a escolha da Iberwind. Uma aposta que se revelou acertada e que tem vindo a acompanhar o ritmo de crescimento e a expansão do negócio ao longo dos últimos anos.”
Benefícios relacionados com o ganho de eficiência operacional
Em relação às principais mais valias para a Iberwind, Rui Maia destaca que o “investimento nesta plataforma tecnológica tem vindo a proporcionar um conjunto de benefícios relacionados com o ganho de eficiência operacional, permitindo uma completa gestão das tarefas diárias dos colaboradores dos diferentes departamentos e o acompanhamento e supervisão das tarefas realizadas pelos diferentes prestadores de serviços nos ativos da Iberwind. A implementação desta plataforma global tornou possível a aplicação de procedimentos mais eficientes na gestão do ciclo de vida dos ativos e na criação de indicadores de performance. Temos agora ao nosso dispor workflows e dashboards desenhados para os diversos processos que dinamicamente fornecem a informação necessária para a tomada de decisão, proporcionando uma maior disponibilidade para nos focarmos nas tarefas de valor acrescentado para a organização.”
A Softinsa está igualmente a desenvolver uma solução de mobilidade iOS Service Request e Work Orders, com previsão de entrada em produção durante este mês de abril, que será uma ferramenta fundamental para a atividade da Iberwind tendo em conta a dispersão geográfica das mais de 300 turbinas eólicas que gere diariamente. Está paralelamente a ser equacionada a implementação dos projetos iOS Mobile de Gestão de Stocks e Receção de Itens de Fornecedores. Estas soluções vão permitir à Iberwind interagir facilmente com os seus prestadores de serviços e a consultar informação em tempo real dos trabalhos realizados pelos profissionais de manutenção, possibilitando assim o acesso a uma base de dados técnica sempre atualizada e um forte apoio à tomada de decisão.