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Notícias 22 janeiro 2025

Conheça o MAS 9, a mais recente versão do IBM Maximo® Application Suite

Quais são as novidades do MAS 9, a mais recente versão do IBM Maximo® Application Suite?

Para responder a esta questão, entrevistámos o Pedro Leite, Supply Chain Operation Manager da Softinsa, que abordou as novas funcionalidades desta solução integrada que permite maximizar o valor dos ativos e a gestão do seu ciclo de vida.

Em que consiste o Maximo Application Suite (MAS)?

O IBM Maximo® Application Suite é uma solução integrada para a Gestão de Ativos que permite implementar de forma faseada as melhores práticas da gestão de ativos, deste a sua aquisição até ao abate, aplicando conceitos de fiabilidade, aproveitando a IA generativa, a análise avançada e a Internet das Coisas (IoT).

Esta nova versão do sistema de Gestão de Ativos é composta por um conjunto de componentes dos quais destaco a mobilidade, que possibilita a utilização em modo online e offline, permitindo ao utilizador aceder a toda a informação para os seus trabalhos mesmo em modo offline, e as capacidades de inteligência artificial, que ajudam o utilizador a responder a questões sobre o trabalho, lendo bases de dados de documentação e informação de intervenções no mesmo equipamento com tipos de trabalho iguais.

Para além da ligação a equipamentos para recolha de leituras de pontos de medida, contadores e Sensores IoT, outra das novidades é a visão 360º dos equipamentos para otimizar a sua disponibilidade, manutenção e substituição.

O MAS 9, através da inteligência artificial (IA), permite ainda prever e gerir os riscos de fiabilidade dos ativos para planear e priorizar as necessidades de manutenção.

Quais as novidades da versão MAS 9 em termos de licenciamento?

Com esta nova versão todas as funcionalidades da plataforma estão disponíveis para os utilizadores da empresa experimentarem e utilizarem, ou seja, deixa de estar restrito a determinados setores e a número limitado de licenças por utilizador. Oferece assim uma utilização mais abrangente e flexível, segundo um conceito de App Points.

O que torna o MAS uma solução diferenciadora?

O MAS não é mais do que uma evolução do sistema Maximo, uma solução que existe há mais de 50 anos pelo que possui um elevado grau de fiabilidade e maturidade. Destaco que o seguinte:

  • Tem implementações a nível mundial nos mais diversos setores de atividade, beneficiando na sua evolução de requisitos concretos identificados pelos diferentes clientes / Implementações;
  • É um produto IBM, sendo por si só uma garantia de qualidade e de evolução em termos tecnológicos;
  • As diferentes componentes do produto dão resposta a todos os níveis de maturidade da manutenção, disponibilizando funcionalidades que ajudam ao nível da gestão, do planeamento e programação e da realização.

Como é que o MAS pode ajudar as empresas a melhorar a sua gestão de ativos?

A aposta no Maximo Application Suite é agora uma jornada de inúmeras potencialidades para as empresas, quer isto dizer que a utilização das várias componentes está relacionada com as necessidades reais e o próprio grau de maturidade na sua gestão de ativos.

O sistema oferece de forma sequencial quatro níveis de maturidade, dando resposta aos requisitos da fase onde as empresas se encontram, sendo que o primeiro corresponde a empresas que estão a iniciar a utilização de um sistema de gestão de ativos e o último já incluindo uma manutenção preditiva.

Qual a experiência da Softinsa na implementação do MAS?

A Softinsa conta com uma equipa de consultores com mais de 20 anos de experiência a implementar o sistema Maximo que abrange todos os setores de atividade, com grande relevância nos setores público, indústria, energia e transportes. Para além de Portugal, muitos destes projetos foram implementados noutras geografias, das quais destacamos Espanha, Grécia, França, UK, Israel, Tunísia, Brasil, Arábia Saudita, Índia e Macau.

 

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