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Notícias 02 julho 2020

Como é que a nova geração de soluções tecnológicas pode responder aos desafios dos RH?

Nesta nova era da Inteligência Artificial (IA) e da Automação que promete revolucionar o modelo de trabalho do futuro e mudar os paradigmas da sociedade e da economia, as empresas têm na realidade diferentes estágios de adoção tecnológica também de acordo com seu setor de atividade e contexto.

Este novo modelo centra-se no colaborador, na flexibilização do trabalho, na modernização das ferramentas de interação, num total alinhamento com a cultura organizacional. A adoção de novas práticas, competências e mecanismos como chatbots, gamification, analytics ou automation (RPA) potenciam a experiência do colaborador que tem uma necessidade permanente de se sentir conectado.

Para as empresas, a transformação digital implica uma adequada gestão da mudança, a reorganização de processos, novas práticas de gestão e metodologias de trabalho inovadoras. Por outro lado, através de um modelo de dados estruturado e atualizado, a Direção de RH tem a oportunidade de aceder a indicadores para análise de tendências, comportamentos, desvios e apoio à tomada de decisão, permitindo antecipar políticas e implementar medidas corretivas.

Uma organização muito hierárquica de tarefas e funções limita a proatividade, a flexibilidade e a velocidade na inovação. As empresas necessitam de maior agilidade na sua operação e de uma comunicação mais assertiva e interativa. O conceito “any time, any where, any device” (ATAWAD) pressupõe que colaboradores tenham a liberdade de se poderem conectar, acedendo à informação e participando sem restrições nos processos corporativos.

A relação com o trabalho e a empresa muda e as condições do compromisso são transformadas. Os colaboradores, especialmente os millennials, procuram uma organização com maior transparência nas informações, liberdade nas interações, reconhecimento e desenvolvimento pessoal, qualidade de vida e significado no trabalho. Por seu lado, a empresa espera um compromisso alinhado com os objetivos de negócio e em simultâneo impulsionar a produtividade e competitividade.

A parceria da Softinsa com a Sopra HR Software pretende ajudar os departamentos de RH inspirando a mudança organizacional nas empresas, de forma a potenciar culturas de colaboração aberta e de aprendizagem contínua. Outro dos objetivos é impulsionar a transformação para atrair e reter uma força de trabalho diversificada e altamente qualificada, que acompanha a evolução dos modelos de negócio.

A Softinsa, em conjunto com a Sopra HR Software, oferece um amplo portfólio de soluções especializadas em gestão de RH, contemplando áreas como a Gestão Administrativa, Processamento Salarial e Gestão de Talento. Estas soluções, desenhadas tanto para empresas de média como de grande dimensão, permitem apoiar a mobilidade, otimizar a experiência de utilizador, obter insights críticos para a tomada de decisão e incentivar a colaboração e agilidade.

Através de uma vasta experiência a nível internacional, seguindo as melhores práticas no contexto dos processos RH, e de um compromisso constante com a inovação, percorremos um caminho lado a lado com os nossos clientes para garantir com sucesso a resposta aos desafios na gestão de Recursos Humanos.

Por Cristina Freitas, Human Capital Solutions Manager da Softinsa