Destaques
voltar
Notícias 20 setembro 2024

Já arrancou o Curso de Computação e Tecnologia Quânticas da FCTUC

No passado dia 17 setembro, iniciou-se o Curso de Computação e Tecnologias Quânticas da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), em colaboração com a IBM e a Softinsa.

A aula inaugural contou com as intervenções de Miguel Fonseca, vereador da Câmara Municipal de Coimbra, Professor Edmundo Monteiro, responsável da Universidade de Coimbra para a iniciativa Quantum e diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), Cristina Albuquerque, Vice Reitora da Universidade de Coimbra, da Professora Helena Vieira Alberto, Coordenadora do Curso, e do Professor Jorge Lobo, que fez a apresentação da primeira unidade curricular “Introdução à Informação e Computação Quânticas.

Da parte da Softinsa estiveram presentes, o IBM Quantum Ambassador, Bruno Januário, como keynote speaker, que ajudou na definição dos objetivos e preparação do programa do curso, e do José Ataíde, responsável pela dinamização da iniciativa Quantum em Coimbra, no âmbito do protocolo de desenvolvimento celebrado entre a Câmara Municipal de Coimbra, a Universidade de Coimbra, a IBM Portugal e a Softinsa.

Este curso apresentou desde o início uma grande aceitação no mundo académico, sendo que logo após a abertura das inscrições foi preenchida a totalidade das 45 vagas disponíveis, ficando com candidaturas em lista de espera.

No plano curricular inclui uma formação inicial sobre o tema, ao nível do ensino superior, seguindo-se uma formação avançada em estudos de caso em computação e tecnologias quânticas, com ofertas formativas muito variadas, adaptadas a diferentes públicos-alvo (estudantes, investigadores e docentes ligados a universidades; membros de empresas, decisores do setor público), em horário pós-laboral.

Além da aquisição de conhecimentos gerais em computação e tecnologias quânticas, o curso pretende ainda o desenvolvimento de competências com aplicação em estudo de casos de negócio, propondo novas soluções para mercado, usando o conhecimento e os computadores quânticos da IBM e a emulação em ambiente de High Performance Computing (HPC).

A IBM Portugal e a Softinsa colocam à disposição da academia, das empresas e da sociedade o novo conhecimento e tecnologia em Computação Quântica que resulta do plano de I&D e Inovação da IBM, com forte impacto na formação, criação de ecossistemas de empresas e investigadores, e a criação de soluções para mercado.